Já se passaram dois anos desde que Game of Thrones chegou ao seu final com a oitava temporada. Não é mais necessário dizer que a recepção dos fãs não foi das melhores, desde a resolução dos White Walkers até o fim da Guerra dos Tronos. Mas, o público terá motivos nos próximos anos para esquecer o gosto amargo e se aventurar em novas produções do universo de George R.R. Martin.

Desde que o HBO Max foi lançado, a WarnerMedia tem procurado formas de expandir as suas franquias com conteúdo original. A DC Comics vem sendo um grande exemplo disso com séries anunciadas para o serviço e uma nova leva de filmes indo para o cinema. Com Game of Thrones, o seu maior sucesso na TV, isso não poderia ser diferente.

Atualmente a HBO está produzindo House of the Dragon, série que se passa cerca de 300 anos antes da história que conhecemos e será focada no passado da família Targaryen. A produção é o grande carro-chefe do canal para 2022, mas segundo a Variety, não é a única série derivada que os fãs irão ganhar. Existem mais quatro spin-offs live-action em começo de produção e uma animação sendo planejada para o streaming.

Portanto, decidimos fazer um guia para você ir se programando e vendo qual expansão da história de Westeros te empolga mais!

House of the Dragon

É a série que está atualmente em produção e está confirmada para estrear em 2022, logo é a que mais possui informações. House of the Dragon será baseada no material presente no livro O Mundo de Gelo e Fogo, publicado por Martin como forma de explicar os eventos anteriores ao da série principal; e também Fogo e Sangue, focado diretamente na família Targeryan e lançado recentemente em 2018.

A série foi anunciada logo após o cancelamento de Bloodmoon, que falaria sobre A Longa Noite e a origem dos White Walkers. No entanto, o chefe da HBO, Casey Bloys, justificou que o cancelamento se deve ao fato de não existir nenhum material nos livros muito profundo sobre essa história. Se levar em consideração que a história de Game of Thrones enfraqueceu depois de perder a referência dos livros, dá para compreender o motivo de necessitarem de uma fonte rica de material.

House of the Dragon terá como showrunners o veterano na franquia Miguel Sapochnik (que dirigiu a batalha dos bastardos, Hardhome e outros grandes eps) e Ryan Condal (da série Colony). Os roteiristas serão Wes Tooke (também de Colony); Clarie Kiechel (The OA e Watchmen) e Ti Mikkel, que é assistente do próprio George R.R. Martin. Sendo assim, a série estará recheada de conhecedores da franquia e profissionais promissores da TV.

Qual é a história?

Nos livros, cerca de 300 anos antes de Game of Thrones, Westeros era conquistada por Aegon I, o conquistador. Assim por anos, a família Targaryen esteve no poder até que os eventos envolvendo o Rei Aerys II levaram à Guerra dos Tronos

Isso porque o Rei Viserys I (na série será vivido por Paddy Considine), tinha como herdeira por direito sua filha mais velha Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy). No entanto, ele acabou se envolvendo com Alicent Hightower (Olivia Cooke) e viria a ter um filho, chamado de Aegon Targaryen. Na luta por quem seria o verdadeiro herdeiro ao trono, esse evento ficou chamado de A Dança dos Dragões.

Esse é o evento que dá base aos acontecimentos de House of the Dragon, que deve se iniciar momentos antes da Dança e continuar desenvolvendo nas temporadas subsequentes. Os indícios disto estão por conta da atriz que dará vida a Alicent ser jovem e também não terem escalado alguém para viver Aegon. Mas é de se notar que os elementos clássicos das Crônicas de Gelo e Fogo estão presentes e devem conquistar novamente a audiência.

Outra característica interessante deste tempo é que haviam dragões por todo lado, então a parte de efeitos especiais terá uma evolução do que já víamos antes. Para completar o elenco principal, a série ainda terá o Daemon Targaryen que será vivido por Matt Smith, conhecido por Doctor Who e The Crown.

9 Voyages ou Sea Snake

Ator Steve Toussaint lendo o roteiro de House of the Dragon

Essa série pode ser considerada um derivado do derivado. 9 Voyages ou Sea Snake (ainda não tem título definido), será focada em Corlys Velaryon, chefe da casa Velaryon e que estará em House of the Dragon. Ele será vivido pelo ator Steve Toussaint de Small Axe.

Quem está encarregado da série é o showrunner Bruno Heller, veterano da HBO que produziu o sucesso do canal Roma. Inclusive, essa foi a série que permitiu que o canal apostasse em Game of Thrones após o seu encerramento em 2007.

O nome Sea Snake é o nome que Corlys carrega e é de grande tradição de sua casa. Em português esse nome foi traduzido para Senhor dos Mares. Sua história se conecta com a casa Targaryen por ser casado com Rhaenyra Targaryen e ambos terem papeis importantes na Dança dos Dragões.

As nove viagens (9 Voyages) se refere as suas aventuras por Pentos, Pedra do Dragão, e ao interior de Westeros, como Lys, Tyrosh e Myr.

Esse projeto junto com Flea Bottom, 10.000 Ships e Tales of Dunk & Egg não foram oficialmente confirmadas pela HBO. No entanto, é a que está em estágio mais avançado de produção, mas sem a confirmação, podendo ser canceladas em algum momento.

10.000 Ships

Mil anos antes de Game of Thrones, Roine era conquistada por Valíria. Com isso, a princesa Nymeria conseguiu levar seu povo em cerca de 10.000 navios do Mar Estreito até a costa de Dorne. Lá, ela faria uma aliança com a casa Martell e casaria com Mors Martell.

No futuro, ela é lembrada como uma Rainha Guerreira, apesar de não se envolver diretamente nos combates [um rei guerreiro dificilmente iria em combates na Idade Média, e isso não fazia deles menos guerreiros, a mesma coisa se aplica às mulheres]. Mas era uma grande general e é admirada por Arya Stark, que dá o seu nome a sua loba e que faz parte da história principal.

Ainda não se tem muitas informações sobre quem está envolvido na produção, ou seja, é algo que está ainda em seu começo.

Contos de Dunk & Egg

Dunk e Egg são dois Cavaleiros que protagonizam a trilogia de romances publicada por George R.R. Martin. Eles são O Cavaleiro Andante, publicado originalmente em 1998, A Espada Juramentada, lançado em 2003, e O Cavaleiro Misterioso, de 2010.

A história de ambos se situa 90 anos antes da história principal e também tem ligação com os Targeryans. Dunk e Egg são os apelidos para Sir Duncan, o Grande e Aegon V Targaryen, que se tornaria depois o Rei de Westeros. Egg assume o trono por ser irmão de Aemon Targaryen, que recusa o trono e se junta a Patrulha da Noite.

A série pode inclusive, servir de prequel direto para Game of Thrones, adaptando a Rebelião de Robert, que colocaria um fim ao reinado da família Targeryan. No entanto, até agora não existe nada confirmado e nem pessoas envolvidas na produção.

Flea Bottom

Em português, Flea Bottom é o nome original para Baixada das Pulgas. Este é um pobre distrito de Porto Real, palco de alguns eventos importantes de Game of Thrones. Inclusive, é neste local aonde nasceram figuras importantes como Sir Davos, o Cavaleiro das Cebolas e Mão de Stannis Baratheon e Gendry, o filho bastado de Robert Baratheon.

Não há nenhuma informação acerca de qual será a história ambientada na região e qual o formato.

Game of Thrones – A Série Animada

O THR revelou em janeiro que a HBO estava pensando em produzir uma série animada de Game of Thrones. Assim como os outros projetos em andamento, não há nenhuma confirmação sobre o período que irá se passar, pessoas envolvidas ou algo do tipo. Entretanto, o divertido de pensar sobre essa possível série, é que George R.R. Martin ao escrever seus livros, nunca imaginou que a TV pudesse adaptar seus livros. Assim, muito do material foi feito pensando em cenas inimagináveis e uma animação pode recriar com mais fidelidade o seu texto.