Este texto contém spoilers de Falcão e o Soldado Invernal

Mais uma semana e mais um episódio de Falcão e o Soldado Invernal está disponível no Disney+. Havia muita expectativa envolvida, não só por se tratar do penúltimo capítulo e dos eventos que lhe precederam, mas também por conta de uma participação especial prometida pelo roteirista Malcolm Spellman.

Se você não está muito por dentro do universo Marvel dos quadrinhos, talvez tenha deixado passar, mas os fãs de longa data terão motivos para criar mais teorias. A participação é nada mais nada menos que Val de La Fontaine, famosa agente da SHIELD e já teve relação próxima ao Nick Fury. Ela também já foi intitulada de Agente 14.

No MCU, ela é vivida pela 9 vezes ganhadora do Emmy e vencedora do Globo de Ouro Julia Louis-Dreyfus. A atriz ficou conhecida por fazer parte de Seinfeld e mais recentemente ter estrelado a série da HBO, Veep. Ou seja, temos aqui uma grande adição ao elenco do Marvel Studios.

Julia Louis-Dreyfus

Mas afinal, quem é a Val?

Val de La Fontaine apareceu pela primeira vez em Strange Tales#159 de 1967 e é uma agente da SHIELD. Suas habilidades como espiã são de alto nível, o que a fez entrar rápido na agência e conquistar o interesse de Nick Fury. Ambos viriam a ter posteriormente um romance, o que nas histórias remetem a relação de James Bond com as bond girls por exemplo.

Ela já teve relações mais próximas com Steve Rodgers, numa fase dos quadrinhos quando ele namorava Sharon Carter. Essa relação se tornou em flertes, o que causou uma tensão interna na SHIELD entre Sharon, Steve e Fury. Isso impactou na saída de Val da Femme Force, um grupo exclusivamente de mulheres formado para igualar direitos.

Mas sua passagem mais curiosa nas páginas dos quadrinhos, foi quando secretamente ela se infiltrou na HYDRA. Ela consegue o tal feito roubando a identidade da Madame Hydra, trabalhando para a organização Leviatã. Porém, ela acaba criando um conflito entre as duas organizações e se entrega para a Interpol.

Reprodução/Marvel Comics

Qual o seu papel na série?

Val de La Fontaine aparece como alguém disposta a ajudar John Walker (Wyatt Russell) e diz que ele fez a coisa certa. Ela sabe que o escudo não é de propriedade do governo e diz que ele deveria ficar tranquilo e que quando precisasse, iria lhe fazer uma ligação. Com exceção do seu visual misterioso e de seu conhecimento sobre assuntos confidenciais, aparentemente não tem nada que a ligue a sua versão original.

No entanto, existem teorias de que Sharon Carter (Emily VanCamp) ainda está trabalhando para a SHIELD em Madripoor. Nesta teoria, diz que ela estaria em uma missão usando a identidade do Mercador do Poder, a fim de algo maior para a agência de espionagem. No episódio, Sharon aparece rapidamente dando ordens a alguém que não vemos, mas está claro não ser no idioma inglês.

Desde que Vingadores: Era de Ultron foi lançado, praticamente nada sobre a SHIELD foi vista no MCU, a não ser pelo seu passado em Capitã Marvel. Nick Fury esteve ausente e quando achávamos que ele estava na ativa, na verdade era o Skrull Talos que estava em seu lugar. Existe um espaço de tempo muito longo e é possível que ao final da série, mostre que a agência está ainda na ativa mais secretamente do que antes.

Porém, essa parte é apenas especulação e só iremos descobrir na próxima semana qual sua real participação na trama.

Curiosidade adicional

1 – O nome do episódio se chama Verdade. Essa é uma referência direta ao quadrinho que apresenta Isiah Bradley pela primeira vez e conta toda sua origem. Clique aqui e confira nosso artigo sobre o personagem.

2 – Segundo a Vanity Fair, a primeira aparição de Val seria em Viúva Negra, mas por conta do novo calendário da Marvel por conta da pandemia, sua participação foi guardada para a série. Agora não se sabe quais serão os planos pra ela no próximo filme do estúdio.

  • Sendo assim, continue ligado no Retalho para mais notícias do cinema e da cultura pop.
  • Mas também siga a gente no Twitter e no Instagram para conteúdos exclusivos