Não se fala em outra coisa nas paginas nerds do mundo inteiro que não seja o próximo filme do Homem-Aranha. Ainda sem título oficial no Brasil, Spider-Man: No Way Home ganhou o centro das atenções após a escalação de Alfred Molina e Jamie Foxx no elenco. Os atores deram vida ao Doutor Octopus e ao Electro, mas em versões diferentes do herói.

O próximo passo grande do Marvel Studios é o multiverso, tema central do próximo filme do Doutor Estranho. Mas o Mago Supremo irá aparecer primeiro no filme do Cabeça de Teia, o que fez uma velha expectativa voltar com força. Isto é, a volta de Tobey Maguire e Andrew Garfield como Homens-Aranha, reprisando seus papéis das últimas duas adaptações da Sony. Porém, agora no MCU e ao lado de Tom Holland, o atual Homem-Aranha.

Não só isso, como os supostos insiders dizem que o Matt Murdock interpretado por Charlie Cox também fará parte do filme. Ou seja, temos um filme em produção que tem tudo para sacudir todos os fãs da Marvel, certo? Não exatamente. Com exceção de Molina e Foxx, tudo não passa de apenas especulações e não há nada oficial.

Mas como estamos vivendo na era das fake news e pós-verdades, a internet acredita naquilo que ela mesmo quer. Muitos estão na expectativa do primeiro trailer e da revelação deste “Aranhaverso“, mas vamos tentar ser um pouquinho pés no chão sobre o que é este filme. Sempre tendo em mente que pouco se sabe sobre o filme e que este é um artigo de opinião, portanto muito dele pode ficar datado conforme o tempo passe.

Não há nenhuma confirmação

Em nenhum momento o Marvel Studios ou a Sony Pictures anunciaram que o filme iria trazer o Aranhaverso. Sim, a participação de dois vilões de duas gerações diferentes é um grande sinal, no entanto, não quer dizer muita coisa. Vamos lembrar que Evan Peters esteve nos filmes de X-Men e em WandaVision e a série fez uma piada sobre o caso.

Mas por que é bom frisar isso? Muitos sites já publicaram sobre Tobey Maguire estar dando dificuldades no set de filmagens; outros que as negociações estariam altas demais; algumas informações de que tudo já estaria pronto. Não há coerência nas informações, mas a internet ainda acredita que é real.

Caso não aconteça, o resultado será apenas um: uma onda de comentários negativos sobre o filme. Claro que muitos podem estar relacionados à qualidade, que sempre pode variar, mas a quebra de expectativa gera decepção. Pode ser que a participação seja algo pequeno ou que ligue com os planos da Sony, que divergem com os da Disney.

Há pouco mais de um ano, as empresas romperam o contrato e quase que este terceiro filme se passou fora do MCU. A Sony está montando um universo a parte de vilões e pretende encaixar o Homem-Aranha de alguma forma, mas quando ele sair do MCU. Logo, Tobey e Andrew podem até retornar, mas não dentro dos planos da Marvel Studios.

Ainda é uma sequência de Longe de Casa

Reprodução/Sony Pictures

Muitos que esperam pelo retorno dos antigos Aranhas, são aqueles que não gostam da nova visão do personagem. Pela internet é até possível ver memes relacionados à morte do Peter de Tom Holland, como se o retorno do Homem-Aranha de Tobey fosse algo permanente. Calma.

No Way Home será uma sequência direta de Longe de Casa, com o retorno de todos os personagens secundários deste filme. A contratação do diretor Jon Watts se deu por conta de seu fanatismo por filmes de John Hughes e os filmes replicam os momentos adolescentes. É difícil que isto fique de fora do próximo filme, mesmo que a trama tome proporções maiores.

O Homem-Aranha de Tom Holland ainda precisa convencer

Reprodução/Sony Pictures

Não só de fanservice um filme se sustenta, principalmente se a franquia ainda possui pontos a serem reparados. Tom Holland é um ótimo ator e faz bem o seu papel como protagonista, mas falta um roteiro que dê uma versão digna do Aranha. As participações em Vingadores e Guerra Civil divertem, mas os filmes solo não convencem.

O Homem-Aranha nos quadrinhos precisa lidar com as responsabilidades da sua vida dupla como herói. Existem casos mais recentes onde ele se torna bilionário e sana a maior parte de seus problemas clássicos, mas ainda sim não deixa de ser menos interessante. No MCU, isso não é visto, já que o personagem constantemente precisa de alguém lhe dando puxões de orelha por conta de algum erro. Ele precisa então de ajuda ou de auxilio de tecnologias para que possa resolver uma situação, ao invés de aprender com o erro e resolver sozinho.

Essa jornada em De Volta ao Lar até era justificada e no fim ele resolve por conta própria, mas a repetição em Longe de Casa foi frustrante.

Assim, No Way Home precisa ser um filme que dê ao Homem-Aranha independência e mais responsabilidade. A presença do Doutor Estranho por si só já ofusca isso e tendo versões diferentes do Aranha ofuscaria ainda mais. Fanservice bom não precisa ser grandioso, basta acertar o mínimo.

Aguardaremos mais novidades

Por fim, enquanto a Sony Pictures não divulga novidades sobre o filme, aguardaremos as novidades e vejamos o que se confirmará. Porém, é bom ficar alerta para não ter grandes decepções e verificar as informações antes de se empolgar.

Fake News e sensacionalismo é o grande problema de nosso tempo, não só no entretenimento, mas na política e assuntos cotidianos.

  • Então siga o Retalho no Instagram e no Twitter para conteúdos inéditos
  • Mas também fique ligado no Retalho para artigos e notícias da cultura pop